terça-feira, 13 de maio de 2014

Produtos de Higiene e Beleza - Parte 1

Você tem idéia do que é composto o shampoo e o sabonete com o qual você diariamente se banha? E o creme dental que você coloca dentro da sua boca? Ah, você não se preocupa com isto, pois se eles estão a venda de forma tão acessível, deve ser porque são muito bons, saudáveis e seguros, correto? ERRADO! E se você quer saber mais do quanto estes produtos estão repletos de porcarias tóxicas, é melhor começar a se informar. Que tal comecar lendo o artigo "Cosméticos - Os aditivos danosos à saúde"  do Maurício Gaspari Pupo, pesquisador, coordenador de pós-graduação em Cosmetologia? Disponível aqui.  Ou dê uma olhadinha aqui,  em algumas dicas do site Projeto Beleza Saúdavel sobre os componentes a serem absolutamente evitados dos cosméticos e produtos de higiene. Tire suas próprias conclusões e continue ou não a usar estas substâncias... eu já tomei a minha decisão!

Menos é mais, e nesta vibe eu fiz uma limpa nos meus produtos de higiene corporal (e logo farei nos cosméticos de maquiagem também). Cansada de usar tanta porcaria no meu corpo, estou optando em reduzir ao máximo o uso de produtos mega industrilizados, substituindo por orgânicos ou simplesmente, por receitas naturais.

1)  Trocar a vasta quantidade de shampoos, hidratantes, condicionadores, hidratantes por simplesmente: um xampu orgânico (estou testando o Buriti da Cativa Natureza e achando excelente)  e um sabonete com óleos essenciais para o corpo (estou usando mais um outro de argila branca para o rosto,  porque estou tentando clarear naturalmetne alguns melasmas da face, senão ficaria somente com um sabonete para tudo). Uma solução de vinagre de maça para condicionar os fios após a lavagem.

2) Inclui alguns produtos naturais o ritual de beleza: como usar mel, aveia, óleos vegetais e essenciais.
 
 E assim ficou o antes e o depois do meu banheiro: adeusshampoo, condicionador, creme dental convencional, cheios de químicas tóxicas, tudo trocado ou eliminado!
Ficou interessado em saber mais sobre esta mudança de hábitos? Aguarde, pois farei uma série de postagens falando sobre o uso destes produtos e também de onde me inspirei para iniciar o processo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário