quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Leite em Fórmula

Como já contei aqui no blog, ainda amamento minha bebe no peito, mas quando retornei ao trabalho, passei por um período de mudanças que gostaria de compartilhar. A preocupação da maioria das mães é enorme neste momento, são mil dúvidas e anseios, comigo não foi diferente!

Um fato era certo, eu teria que retornar ao trabalho, e queria o melhor para minha filha, o que para mim seria manter o leite materno. Na última consulta antes deste "retorno", o pediatra me orientou a dar também o leite de fórmula se necessário, e para mim foi, pois não consegui fazer estoque de leite - eu tinha leite, mas me  atrapalhei com o prazo, quando vi já tinha que voltar e não tinha leite congelado, como é o aconselhado!  Decidi não me desesperar e nem bancar a xiita da amamentação, afinal minha pérola já estava beirando os 6 meses de amamentação exclusiva no peito, como é o indicado. Resolvi que daria o peito quando estivesse com a minha filha e enquanto estivesse trabalhando, ela tomaria o leite em fórmula, sem sofrência! Desta maneira, eu ainda teria dois pontos para resolver: escolher um leite em fórmula e uma forma dela receber o leite sem deixar do peito (pois vi muitos relatos de que o bebe ao pegar a mamadeira, deixa o peito da mãe, e isto eu não queria!

Primeiro ponto: O Leite em Fórmula

A princípio, recebi a orientação de dar o leite em fórmula da NAN, pelo pediatra, mas comecei a pesquisar e me deparei com alguns relatos que me deixaram apreensiva. Neles, algumas mães contavam que o bebe poderia ter constipação, além da possibilidade do bebe rejeitar a fórmula (tanto desta como de outras marcas). Ai me preocupei! Para me sentir segura nesta mudança, busquei um profissional que pudesse me orientar com toda a segurança e entrou em campo auma nutricionista materno-infantil. Ela indicou outra marca de leite, acredito que desconhecida da maioria das mães, bem com era para mim. O leite em   fórmula recomendado por ela foi o Similac, da Abbot. Segundo a nutricionista, este leite é muito bem aceito pelos bebes, pois seria muito "parecido" com o original de fábrica, ou seja o leite do peito, desta maneira não prejudicando a amamentação no peito.

Fui em busca de comprar este produto, e não encontrei com tanta facilidade nas farmácias. Tem na rede Droga Raia (me disseram que tem no Walmart também). Iniciei o uso do número 1, que vai até os 6 meses de vida do bebe, e na segunda lata já passei para o número 2 (6 meses +).  O preço é um pouco maior que o NAN, custa em torno de R$ 53,00 a lata maior (900 gr). Mas para quem tem UNIMED CURITIBA, há uma parceria com a farmácia e você recebe 5% de desconto! Não sei qual o período de validade, consulte a farmácia.

Preço:
Site da Droga Raia: lata 400gr :R$ 26,90 |  lata 900gr: c 53,90
Loja Física: R$ 48,00 e uns centavas (não lembro) + desconto da UNIMED saiu por R$ 45,00 e uns quebrados! Enfim, só não sei o porque desta diferença no valor se o produto dentro da mesma rede!



O resultado foi a total aprovação! Fiquei muito feliz com o resultado desta complementação alimentar da minha filha, pois além dela ter aceitado bem a fórmula, também continua a mamar no peito - muitas vezes ela mama um pouco  na mamadeira e intercala com o peito num vai e vem que  chega a ser fofo!

Segundo Ponto: como oferecer a fórmula

A minha maior preocupação era que a minha bebe não abandonasse o peito devido a usar algum outro  meio para mamar, pois segundo se sabe, a mamadeira é mais fácil para o bebe sugar, o que poderia incentivar o bebe a não querer mais o peito! Enfim, muita pesquisa, muitas maneiras de oferecer a fórmula, copinho, colher... e eu não achava adequado. Não sentia segurança neste métodos sendo oferecidos por terceiros, isto sem falar que, verdade seja dita, no caso das escolinhas, dificilmente o leite aos bebes será dado se não for numa mamadeira!
Passei então a pesquisar as alternativas no mercado de mamadeiras que poderiam ter maior chance de sucesso neste caso. Encontrei relatos do uso de 2 mamadeiras (leia-se o bico delas) que não prejudicariam o aleitamento no peito. Eu então resolvi usar a alternativa que me pareceu melhor e comprei uma mamadeira da marca MAM. Bingo! Escolha acertada e a minha bebezinha aceitou mamar neste bico, e se manteve também fielmente  "plugada" no peitão da mamãe! Vou falar mais sobre esta mamadeira num próximo post.


Gostaria de deixar aqui uma queixa aos pediatras, que de modo geral, indicam somente o leite que lhes é financeiramente conveniente! Financeiramente, pois nesta jornada acabei sabendo que as marcas "pagam" aos médicos para serem indicadas. O que significa que nem sempre a marca indicada é a melhor ou a mais apropriada ao seu bebe, e sim mais conveniente e mais rica no mercado! Isto é realmente muito triste! Pois a maioria das mães confia segamente no pediatra do seu filho, a maioria das mães não tem condições de consultar um nutricionista e vai acabar refém da máfia da indústria mais rica que paga mais ao médico para a indicar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário