segunda-feira, 2 de junho de 2014

Cuidando dos cabelos de forma mais natural

Gente, eu estou felizona mesmo com mais esta mudança na minha vida, o resultado tá muito melhor do que o esperado! Quando decidi mudar também meus cosméticos para produtos orgânicos ou simplesmente por preparados mais naturais,  fui pesquisar na internet e encontrei alguns relatos que me deixaram meio preocupada! Segundo algumas consumidoras de xampus orgânicos, a transição poderia ser um pouco "traumática", afinal, os xampus orgâncios, justamente por não conterem certos prodtuos químicos são bastante difrentes dos convencionais. Por exemplo, não produzem espuma em vasta quantidade, tem a textura e  absorção bem diferentes, o cabelo inicialmente precisa se desintoxicar dos produtos convencionais e passa por um período de "rebeldia" pelo fato de estar sendo "limpo" dos químicos derivados do petróleo, etc... 
E a dúvida tomou conta de mim: Será que meu cabelo vai virar uma vassoura esturricada? Bem, mesmo com receio, fui a transição, pois eu queria mesmo abandonar os produtos convencionais e partir para alternativas mais livres das químicas nocivas. Das minhas pesquisas vou sintetizar aqui  algumas dicas compiladas e que USEI E APROVEI. 

Dica 1 - Xampu orgânico (lavar) + solução de água e vinagre (hidratar):  
Gostei muito da combinação. Na primeira vez que usei fiquei super receosa do meu cabelo virar um sabugo, mas não! Ficou perfeito e brilhoso. Para desembaraçar fica um tantinho mais dificultoso, se comparado ao uso de um condicionador convencional, que recobre os fios com silicone, mas garanto que é o resultado é muito bom.

  
Dica 2 - Bicarbonato de sódio com água (lavar) +  solução água e vinagre (hidratar):
Também gostei muito da dica, ainda que o uso do bicarbonato não crie espuma alguma, a solução parece funcionar mesmo.


Clique na imagem para ampliar e ler!
Link para o livro: clique aqui


Dica 3 - hidratação pré xampu:  Uma curiosodade e uma grande utilidade: na India o uso de óleo nos cabelos é algo muito difundido. Para nós, a princípio, pode causar uma certa estranheza, mas pesquisando a respeito descobre-se o quanto esta técnica é vantajosa e excelente para os cabelos! Encontrei no blog Café com Chai (amei todo o conteúdo do blog inclusive) uma resenha muito especial contando os segredos deste processo e a indicação de vídeos "originais da índia" de como umectar os cabelos com óleo. Vale muito mesmo conferir, eu usei e indico! No próximo post vou falar justamente disto! Para ler a resenha Umectaçã dos Cabelos com Óleo do Café com Chai clique aqui.
Dica 4: hidratação com máscaras caseiras (com mel, frutas, óleos, etc). Esta dica fica assim, aberta, mas não é menos valiosa. Lembrando que cada caso, é um caso, ou seja, cada cabelo é de um jeito! O que importa é que você pode criar muitas máscaras capilares direto da natureza e ter resultados muito bons (ou mesmo muito melhores) em comparação as máscaras "hidratantes" que compramos por aí, pagamos uma pequena fortuna e entupimos nossos corpos de químicos desnecessários e tóxicos! No próximo post falarei da máscara que fiz e o resultado que obtive!
Então FICA A DICA COLEGA: Se joga sem medo, porque que dá sim para viver muito bem, feliz e linda, sem produtos convencionais!


Esta é uma opção bacana indicada em vários blogs de consumidoras verdes, mais experientes do que eu, fazer um pré-xampu com óleo vegetal para condicionar os fios antes da lavagem. Encontrei duas resenhas, que gostei muito, contando as experiências e podem ser conferidas clicando nos links:
* Pré-shampoo com óleo, por Daniela Navaes, do site Respire 
* Resenha: tratamento para o cabelo com Óleo de Coco, da Dr. Orgânico, e Óleo de Linhaça, da Jatobá pela Michele do Tantas Plantas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário