Pode isto? Pode sim, segundo as aromaterapeutas que consultei, pode sim e o resultado é ótimo!
Estou cuidando do meu rosto com óleos, numa combinação rica e poderosa. A composição que me foi indicada, que no caso tem um objetivo além da hidratação, é a despigmentação da pele, pois estou com algumas manchas chatas (o medonho melasma).
Mas vamos ao meu elixir de beleza oleoso, que ficou assim:
* 01 frasco 15ml de óleo de rosa mosqueta (Lazlo)
* 10 gotas de óleo essencial de geranio (Cativa)
* 05 gotas de hortelã pimenta (Lazlo)
Como uso: a noite costumo aplicar direto no pele do rosto e pela manhã misturo umas 3 ou 4 gotas ao hidratante facial que uso.
Mas o poorque desta misturinha? Veja algumas informações sobre esta composição cheia de armonia e funcionalidade.
1) Óleo vegetal carreador: ROSA-MOSQUETA
(Rosa rubiginosa)Segundo o site da Stella Bittar: aroma e textura leves. Chile. O óleo é extraído dos frutos. Excelente em tratamentos para pele, misturado a outros óleos. Grande antioxidante. Poderoso regenerador cutâneo, é utilizado no tratamento de cicatrizações, queimaduras, redução de cicatrizes, quelóides, assaduras...
Fonte Stella Bittar clique aqui.
2) Óleos essenciais:
* Óleo Essencial de Gerânio (Pelargonium graveolens) é, segundo o site de aromaterapia BySamia, calmante; afrodisíaco; antidepressivo; rejuvenescedor; clareador/tônico mental; estetica facial; estetica corporal; desintoxicação corporal; pele seca; pele madura; pele oleosa. (Fonte aqui)
* Óleo Essencial de Hortela pimenta (Mentha piperita)
Neste caso foi indicado para a despigmentação em si, a aromaterapeta indicou o OE de hortelã pimenta especificamente para esta função de clarear a pele. Veja alguns sites de área da aromaterapia que indicam o uso, veja aqui, aqui e aqui.
* Sugestões de outras possibilidades para o rosto, segundo o site Stella Bittar:
Pele seca: camomila, rosas. Pele oleosa, acnéica: alecrim, lavanda. Pele mista: rosas, gerânio, lavanda. Pele envelhecida: mirra, pau-rosa, gerânio, rosas. Pele desidratada (pós-sol): camomila, gerânio, pau-rosa. Pele sensível/alérgica: camomila.
Lembrando que ouso de óleos essenciais (ou OE para os íntimos) é algo recente na minha vida, e como não sou especialista no assunto, sempre os uso com orientação profissional e absolutamente indico ao leitor fazer o mesmo, buscar orientação profissional!